domingo, 17 de março de 2013

10 Dicas de Como Estimular Hábitos de Alimentação Saudável em Crianças

1) Ofereça alimentos saudáveis ao seu filho, e avalie a reação dele para ver o quanto ele gosta do alimento e tente não influenciar a partir das suas preferências.
2) Use formas de preparo dos alimentos que sejam atrativas para as crianças, os alimentos que foram recusados quando oferecidos pela primeira vez devem ser oferecidos em outras situações, em formas diferentes de preparo como forma de estimular o consumo.
3) Não use outros alimentos como recompensa para estimular a ingestão de alimentos saudáveis, pois a criança tenderá a gostar mais  da recompensa do que o alimento que se quer estimular o consumo.
4) Não incentive a ingestão alimentos oferecendo brinquedos ou passeios, nem se zangue com a criança por não aceitar a comida.
5) Seja o primeiro a consumir o  que você deseja que seu filho consuma, pois as crianças tendem a gostar de alimentos que elas vêem outras pessoas ingerindo.
6) Cuidado com a quantidade de comida que você oferece ao seu filho, crianças não devem consumir volumes de comida semelhante ao de adultos, divida a alimentação da criança em pequenas refeições ao longo do dia.
7) As refeições devem ser realizadas juntamente com a família sempre que possível, e os adultos devem evitar comentários negativos a respeito da comida servindo de exemplo para as crianças.
8) A criança deve evitar ser distraída durante as refeições por brincadeiras, televisão e outras atividades, realizando as refeições em ambiente tranquilo e adequado.
9) Não ofereça muitos alimentos diferentes em uma mesma refeição para que a criança aprenda a distinguir o gosto de cada um.
10) Deixe os doces e guloseimas para dias especiais, desde que seu filho tenha uma alimentação equilibrada ele poderá consumir estes alimentos em pequenas quantidades juntamente com a oferta de alimentos saudáveis ao longo do dia.

Estas são apenas algumas dicas que podem ajudar os pais a terem mais sucesso ao estimular o consumo de alimentos saudáveis pelas crianças, pois a família é uma das principais responsáveis na prevenção da obesidade infantil que tem crescido de maneira alarmante em nosso país. Além disso, o nutricionista é o profissional que poderá ajudar orientando melhor os pais quanto aos alimentos mais indicados e as quantidades adequadas para as crianças nas diversas fases de crescimento e desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário