terça-feira, 19 de março de 2013

NUTRIÇÃO E ESTÉTICA


A Nutrição Estética é o campo da Nutrição que está em expansão ao lado da Nutrição Funcional e estão responsáveis por tratar as desordens como: Inflamação crônica e desordens estéticas; envelhecimento cutâneo devido ao estresse oxidativo ocasionado pelo excesso de radicais livres; baixa hidratação cutânea; acne; fibroedema gelóide (celulite); alopecia; disbiose intestinal; orientar quanto à relação da carga glicêmica dos alimentos e seus efeitos na estética corporal; alimentação no pré e pós-operatório de cirurgia estética; fotoproteção oral; conduta nutricional no tratamento da obesidade; nutrição esportiva estética; suplementação e fitoterapia com finalidades estéticas; receitas funcionais na estética corporal e facial. Tudo isso deve ser feito por meio de um acompanhamento com um Nutricionista, que é o profissional capacitado a prescrever e orientar as condutas nutricionais para o objetivo específico de cada indivíduo.



RECEITA DO DIA:

Milkshake de morango



Ingredientes:

- 10 morangos;
- 1 colher (de sopa) de leite em pó desnatado;
- 200 ml de iogurte natural desnatado;
- 1 gelatina de framboesa diet/light pronta;
- Gelo a gosto.

Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador.


Valor Calórico: 72Kcal.
Rendimento: 1 copo (250 mL)

Essa receita é fonte de Vitamina C e ainda auxilia na prevenção à flacidez.


segunda-feira, 18 de março de 2013

CASTANHA-DO-PARÁ E SUA IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE


A castanha-do-pará contém nutrientes importantes como: Vitamina B1; cobre, magnésio, manganês, fósforo, selênio; fibras e proteínas.
O selênio é o mineral que melhora o humor. Dietas pobres em selênio podem levar à ansiedade, depressão e fadiga. Dietas com boas fontes de selênio promovem o bem-estar. Além do selênio, o magnésio presente nas castanhas ajuda a aliviar o cansaço, o estresse e a ansiedade.


Receita do Dia:

SALADA FELIZ


- 225g de batatas cortadas ao meio
- 250g de espinafre
- 4 pimentões pequenos sem semente picados
molho para salada de sua preferência
- 115g de castanhas-do-pará picadas
- 1 colher de sopa de sementes de girassol

Modo de Preparo: Cozinhe as batatas por 10 minutos até amolecerem. Escorra e coloque numa travessa com o espinafre e os pimentões. Misture, regue com o molho e salpique as castanhas e sementes de girassol por cima. Sirva em seguida.



domingo, 17 de março de 2013

10 Dicas de Como Estimular Hábitos de Alimentação Saudável em Crianças

1) Ofereça alimentos saudáveis ao seu filho, e avalie a reação dele para ver o quanto ele gosta do alimento e tente não influenciar a partir das suas preferências.
2) Use formas de preparo dos alimentos que sejam atrativas para as crianças, os alimentos que foram recusados quando oferecidos pela primeira vez devem ser oferecidos em outras situações, em formas diferentes de preparo como forma de estimular o consumo.
3) Não use outros alimentos como recompensa para estimular a ingestão de alimentos saudáveis, pois a criança tenderá a gostar mais  da recompensa do que o alimento que se quer estimular o consumo.
4) Não incentive a ingestão alimentos oferecendo brinquedos ou passeios, nem se zangue com a criança por não aceitar a comida.
5) Seja o primeiro a consumir o  que você deseja que seu filho consuma, pois as crianças tendem a gostar de alimentos que elas vêem outras pessoas ingerindo.
6) Cuidado com a quantidade de comida que você oferece ao seu filho, crianças não devem consumir volumes de comida semelhante ao de adultos, divida a alimentação da criança em pequenas refeições ao longo do dia.
7) As refeições devem ser realizadas juntamente com a família sempre que possível, e os adultos devem evitar comentários negativos a respeito da comida servindo de exemplo para as crianças.
8) A criança deve evitar ser distraída durante as refeições por brincadeiras, televisão e outras atividades, realizando as refeições em ambiente tranquilo e adequado.
9) Não ofereça muitos alimentos diferentes em uma mesma refeição para que a criança aprenda a distinguir o gosto de cada um.
10) Deixe os doces e guloseimas para dias especiais, desde que seu filho tenha uma alimentação equilibrada ele poderá consumir estes alimentos em pequenas quantidades juntamente com a oferta de alimentos saudáveis ao longo do dia.

Estas são apenas algumas dicas que podem ajudar os pais a terem mais sucesso ao estimular o consumo de alimentos saudáveis pelas crianças, pois a família é uma das principais responsáveis na prevenção da obesidade infantil que tem crescido de maneira alarmante em nosso país. Além disso, o nutricionista é o profissional que poderá ajudar orientando melhor os pais quanto aos alimentos mais indicados e as quantidades adequadas para as crianças nas diversas fases de crescimento e desenvolvimento.

sexta-feira, 15 de março de 2013

MUSSE DE KIWI


INGREDIENTES:

- 1 xícara (chá) de suco de kiwi
- 1 xícara (chá) de água
- 2 claras batidas em neve
- 1/2 xícara (chá) de creme de leite light
- 1 envelope de gelatina em pó sem sabor
- Adoçante em pó a gosto


MODO DE PREPARO: Misture o suco, a água, o adoçante e leve ao fogo. Dissolva a gelatina em quatro colheres de sopa de água fria e acrescente o suco quente. Retire do fogo. Acrescente o creme de leite e as claras batidas em neve. Coloque em taças e leve à geladeira por uma hora. Enfeite com fatias de kiwi.


Rende 4 porções.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Obesidade, estresse oxidativo e envelhecimento


Falar sobre obesidade é discutir sobre o mal da sociedade moderna. No Brasil mais de 50% brasileira está acima do peso.
Trata-se de uma doença inflamatória resultante do alto consumo de carboidratos refinados associada ao sedentarismo e estresse crônico.
Neste processo há um aumento da secreção dos hormônios insulina e cortisol com o maior aporte de gordura visceral (abdominal). Desta forma o metabolismo se altera e ocorre a resistência à insulina.
Logo surgem pernas e braços finos e o acúmulo de gordura na parte central do corpo.
A partir do aumento do cortisol, a glicose sanguínea fica aumentada e o resultado disso é o alarmante número de 240 milhões de pessoas com diabetes no mundo e cerca de 12 milhões no Brasil.
Na obesidade todas as células gordurosas estão inflamadas e todos os fatores inflamatórios estão liberados no sangue. A inflamação gera o chamado estresse oxidativo, com o aumento da produção dos radicais livres, mudando as propriedades do receptor de insulina, gerando resistência e a formação de AGES (responsáveis pelo envelhecimento celular). As células do obeso envelhecem mais rápido!
Nas mulheres o aumento da secreção de insulina promove um aumento dos hormônios masculinos (androgênios) possibilitando o aparecimento de câncer de colo uterino. Nos homens o aumento da estrona e a diminuição de testosterona causam uma maior incidência de câncer de próstata.






A obesidade gera hipertensão arterial devido ao aumento da gordura visceral. Quanto mais gordura visceral, maior o nível de triglicerídes, fator de risco cardíaco.
O VLDL alto define o risco de aterogênese (placas gordurosas nas paredes das artérias).
O LDL alto provoca lesão endotelial de vasos sanguíneos.
O triglicérides alto é resultado da diminuição de sua utilização periférica.
A obesidade visceral é a mais perigosa e também a mais fácil de perder.
Para alterar esses fatores de obesidade deve-se aumentar a atividade física e promover orientação quanto à qualidade da alimentação.
Uma dieta para combater a obesidade necessita de um aporte adequado de proteínas, diminuição do volume e aumento da frequência das refeições.
Como combater o estresse oxidativo e consequentemente retardar o envelhecimento celular?

Não podemos controlar o ar que respiramos, nem os aspectos emocionais, mas podemos controlar o que comemos. Por meio dos alimentos dirigimos eventos químicos diretamente para as nossas células, portanto eles representam uma forma de cuidarmos da saúde e buscarmos a longevidade e a prevenção de doenças.





Alimentos Antioxidantes

- Vitamina A- cenoura, abóbora, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis e melão.
- Vitamina C- frutas cítricas como laranja, lima, e limão, melão, acerola, caju, kiwi, morango, vegetais verdes escuros e tomate.
- Vitamina E- óleos de frutos e sementes, germe de cereais, amêndoas, nozes, castanha do Pará, gema de ovo, verduras de folhas verdes escuras e legumes.
- Zinco- cereais integrais, germe de trigo, peixes, marisco e crustáceos, leite, aves e carnes vermelhas.
- Beta Caroteno- abóbora, cenoura, tomate e verduras de folhas verdes escuras.
- Selênio- carnes vermelhas e aves, castanha do Pará, germe de trigo, peixes, mariscos e fígado.
- Catequinas- uva, chá verde, frutas silvestres como morango e amora.
- Isoflavona- soja
- Licopeno- tomate
- Bioflavonoides - uvas escuras ou vermelhas e frutas cítricas.